CIDADE DO VATICANO, domingo, 30 de agosto de 2009 (ZENIT.org).
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Bento XVI: dedicar-se generosamente à educação dos filhos
CIDADE DO VATICANO, domingo, 30 de agosto de 2009 (ZENIT.org).
sábado, 22 de agosto de 2009
NOVOS CASAIS NA OCDS



terça-feira, 18 de agosto de 2009
ORAÇÃO DA FAMÍLIA

Pretendemos contribuir para que a oração se faça cada vez mais em família. Nestas orações qualquer membro da família pode presidir.
Eis um primeiro esquema de Oração:
INTRODUÇÃO:
Presidente - Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
LEITURA DA PALAVRA DE DEUS: (Esta leitura pode ser tirada de qualquer texto da Bíblia ou pode ser uma das leituras do dia retirada da Missa)
Leitor - (...)
PRECES:
Presidente - Peçamos a Cristo Nosso Senhor que proteja e santifique a nossa família dizendo:
Leitor - Senhor que viveste numa família humana igual à nossa, santificai-nos e protegei-nos com a Vossa presença. R.
Leitor - Ajudai todas as famílias que vivem com dificuldades. R.
Leitor - Lembrai-vos dos membros desta família que mais sofrem e, por isso, mais precisam da Vossa ajuda. R.
Leitor - Guardai na Vossa paz todos os defuntos particularmente os que pertenceram à nossa família. R.
Leitor - Neste ano fazei que todos reconheçam o valor da família. R.
Pai Nosso...
Ave Maria...
Glória...
(Se a família quiser poderá também nesta altura rezar o TERÇO)
Todos -
Senhor, nós Vos louvamos pela nossa família e agradecemos a Vossa presença no nosso lar. Iluminai-nos para que sejamos capazesde assumir o nosso compromisso de Fé na Igreja e de participar da vida da nossa comunidade. Ensinai-nos a viver a Vossa palavra e o novo mandamento do amor.Concedei-nos a capacidade de reconhecer as nossas diferenças de idade, de sexo, de carácter, para nos ajudarmos mutuamente, para perdoarmos as fraquezas, reconhecermos os nossos erros e vivermos em harmonia. Dai-nos, Senhor, boa saúde, trabalho com salário justo e um lar onde possamos viver felizes. Ensinai-nos a tratar bem os mais necessitados e pobres,dai-nos a graça de aceitar com fé a doença e a morte quando se aproximarem da nossa família.Ajudai-nos a respeitar e incentivar a vocação de cada um incluindo a daqueles que Vós escolhestes para Vos servirem. Que em nossa família reine a confiança, a fidelidade, o respeito mútuoe que o amor nos una cada vez mais.Permanecei connosco, Senhor,e abençoai o nosso lar hoje e sempre. Amém.
ORAÇÃO FINAL:
Presidente - Senhor que na Vossa misericórdia quisestes que o Vosso Filho fizesse parte de uma família humana, guardai e protegei esta família para que, fortalecida pela Vossa graça, viva em paz, goze de saúde e seja testemunho do Vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho na unidade do Espírito Santo.
Todos - Amen!
CONCLUSÃO:
Presidente - Bendigamos ao Senhor.
Todos - Graças a Deus
(Se não for possível rezar o terço ou esta oração em família que se reze pelo menos um "Pai Nosso" ou uma "Ave Maria" no final do jantar ou em outro momento qualquer. Podemos fazer isso nuns breves momentos e ir crescendo em desejo de rezar mais.)
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
De pai para filho, de geração em geração

quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Família humana deve ser reflexo da família trinitária

Dom Orani João Tempesta fala sobre a Semana da Família no Brasil
RIO DE JANEIRO, quinta-feira, 13 de agosto de 2009 (ZENIT.org).- No contexto da Semana da Família no Brasil, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, fez um convite a que as famílias humanas busquem ser como a família trinitária.
“Sendo a família humana uma instituição de origem divina, com semelhança da família trinitária, ela somente readquirirá a dignidade perdida quando voltar a ser o reflexo da família trinitária, na qual Deus não só é Pai, mas paternidade, Jesus Cristo não é apenas filho, mas filiação e o Espírito Santo, não é somente união, mas unidade”, afirma o arcebispo, em seu artigo semanal.
Segundo Dom Orani, a família, hoje, “para cumprir sua missão de promotora do bem-estar do ser humano, terá que cada vez mais ser poço de paternidade, berço da filiação e comunidade de amor”.
“É bom relembrar o compromisso solene do casamento cristão, que sempre é proclamado pelos noivos perante a comunidade eclesial: ‘Recebo-te por minha (por meu) esposa (esposo) e te prometo ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-te e respeitando-te todos os dias de minha vida’.”
Vê-se, pois –prossegue o arcebispo–, “que o vínculo matrimonial que nasce do amor recíproco se exprime por esse juramento conjugal, que começa e se realiza diante da infinita majestade de Deus por aquele mesmo amor com que o Pai nos amou no seu Filho, Jesus Cristo, e nos santifica pelo Espírito desse Amor, que é o Espírito Santo”.
Dom Orani destaca que, ao celebrar a Semana Nacional da Família, a Igreja no Brasil “quer, uma vez mais, salientar a importância da família, que, talvez mais que outras instituições, tem sido posta em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura”.
“Por isso, é fundamental um olhar atento, dirigido com carinho, afeto e atenção à família, patrimônio da humanidade e tesouro dos povos”, escreve.
Segundo o arcebispo, “valorizando a família autêntica, de marido e mulher, com uma família bem estruturada, a Igreja no Brasil conclama a todos para que prossigam no objetivo pastoral de Evangelizar pela Família e para a Vida”.
“Quero convidá-los para que junto de sua esposa e filhos sejam cada vez mais comprometidos com a valorização de sua família, e para não medirmos esforços em protegê-la e defendê-la das grandes pressões externas.”
“Que a família brasileira seja respeitada como espaço privilegiado para a existência e a convivência humana”, deseja o arcebispo do Rio de Janeiro.
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Igreja no Brasil promove semana da família

- A Igreja no Brasil celebra desde ontem a Semana Nacional da Família. Esta edição do evento tem como tema “Família, Igreja Doméstica, Caminho para o Discipulado”.Segundo informa a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a Semana acontece desde 1992 e o seu objetivo é defender e promover a família. Durante esta semana, as paróquias e comunidades de todo o país se engajam no evento por meio de palestras, orações, discussões e passeatas.Segundo o assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, padre Luís Antônio Bento, os sete dias de evento vão destacar os valores da família para a sociedade e “salientar a sua importância, que, talvez mais que outras instituições, tem sido posta em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura”.Para auxiliar as comunidades e paróquias que participarão da Semana Nacional da Família, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar lançaram o subsídio “Hora da Família”. A obra, que já está em sua 13ª edição, com uma tiragem de 190 mil exemplares, apresenta reflexões sobre temas familiares e traz sugestões de celebrações e reflexões sobre o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Catequista, Dia do Nascituro.
domingo, 9 de agosto de 2009
HOMENAGEM AOS PAIS
Feliz dia dos pais!