"Poderíamos aqui meditar sobre como seria saudável também para a nossa sociedade atual se num dia as famílias permanecessem juntas, tornassem o lar como casa e como realização da comunhão no repouso de Deus" (Papa Bento XVI, Citação do livro Jesus de Nazaré, Trad. José Jacinto Ferreira de Farias, SCJ, São Paulo: Ed. Planeta, 2007, p. 106)

terça-feira, 18 de agosto de 2009

ORAÇÃO DA FAMÍLIA


A oração familiar tem muita importância. Família que reza permanece unida!
Pretendemos contribuir para que a oração se faça cada vez mais em família. Nestas orações qualquer membro da família pode presidir.
Eis um primeiro esquema de Oração:

INTRODUÇÃO:
Presidente - Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Todos - Amém!

LEITURA DA PALAVRA DE DEUS: (Esta leitura pode ser tirada de qualquer texto da Bíblia ou pode ser uma das leituras do dia retirada da Missa)
Leitor - (...)

PRECES:
Presidente - Peçamos a Cristo Nosso Senhor que proteja e santifique a nossa família dizendo:
R - Guardai a nossa família, Senhor, na Vossa paz!
Leitor - Senhor que viveste numa família humana igual à nossa, santificai-nos e protegei-nos com a Vossa presença. R.
Leitor - Ajudai todas as famílias que vivem com dificuldades. R.
Leitor - Lembrai-vos dos membros desta família que mais sofrem e, por isso, mais precisam da Vossa ajuda. R.
Leitor - Guardai na Vossa paz todos os defuntos particularmente os que pertenceram à nossa família. R.
Leitor - Neste ano fazei que todos reconheçam o valor da família. R.

ORAÇÕES COMUNS:
Pai Nosso...
Ave Maria...
Glória...
(Se a família quiser poderá também nesta altura rezar o TERÇO)

ORAÇÃO DA FAMÍLIA
Todos -
Senhor, nós Vos louvamos pela nossa família e agradecemos a Vossa presença no nosso lar. Iluminai-nos para que sejamos capazesde assumir o nosso compromisso de Fé na Igreja e de participar da vida da nossa comunidade. Ensinai-nos a viver a Vossa palavra e o novo mandamento do amor.Concedei-nos a capacidade de reconhecer as nossas diferenças de idade, de sexo, de carácter, para nos ajudarmos mutuamente, para perdoarmos as fraquezas, reconhecermos os nossos erros e vivermos em harmonia. Dai-nos, Senhor, boa saúde, trabalho com salário justo e um lar onde possamos viver felizes. Ensinai-nos a tratar bem os mais necessitados e pobres,dai-nos a graça de aceitar com fé a doença e a morte quando se aproximarem da nossa família.Ajudai-nos a respeitar e incentivar a vocação de cada um incluindo a daqueles que Vós escolhestes para Vos servirem. Que em nossa família reine a confiança, a fidelidade, o respeito mútuoe que o amor nos una cada vez mais.Permanecei connosco, Senhor,e abençoai o nosso lar hoje e sempre. Amém.

ORAÇÃO FINAL:
Presidente - Senhor que na Vossa misericórdia quisestes que o Vosso Filho fizesse parte de uma família humana, guardai e protegei esta família para que, fortalecida pela Vossa graça, viva em paz, goze de saúde e seja testemunho do Vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho na unidade do Espírito Santo.
Todos - Amen!

CONCLUSÃO:
Presidente - Bendigamos ao Senhor.
Todos - Graças a Deus


(Se não for possível rezar o terço ou esta oração em família que se reze pelo menos um "Pai Nosso" ou uma "Ave Maria" no final do jantar ou em outro momento qualquer. Podemos fazer isso nuns breves momentos e ir crescendo em desejo de rezar mais.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário