"Poderíamos aqui meditar sobre como seria saudável também para a nossa sociedade atual se num dia as famílias permanecessem juntas, tornassem o lar como casa e como realização da comunhão no repouso de Deus" (Papa Bento XVI, Citação do livro Jesus de Nazaré, Trad. José Jacinto Ferreira de Farias, SCJ, São Paulo: Ed. Planeta, 2007, p. 106)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

"A própria preparação do casamento cristão tem de ser feita na escuta da Palavra"


Num encontro com as famílias da diocese, iniciativa integrada nas celebrações dos seus 50 anos de sacerdócio, o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa destacou a "diferença, na unidade, segundo o desígnio de Deus" entre homem e mulher.
D. José Policarpo acentuou ainda "a importância da Palavra de Deus para se descobrir a riqueza e a especificidade da mulher: a sua particular capacidade de escutar, a cada momento, a Palavra do Senhor e de a acolher num amor intenso".
Falando na homilia da missa que encerrou este encontro, o patriarca de Lisboa propôs-se "meditar sobre a centralidade da Palavra de Deus e a família cristã como vivência do sacramento do matrimónio".
"Não basta casar na Igreja; a própria preparação do casamento cristão tem de ser feita na escuta da Palavra, que deve acompanhar os esposos cristãos na vivência da fidelidade, no sentido do seu amor como experiência de caridade, na colaboração íntima com Deus, autor e Senhor da vida, na fecundidade e no respeito sagrado pela vida", apontou.
O cardeal-patriarca convidou "cada casal cristão" a tornar-se "na vivência da sua comunhão conjugal, um anúncio de Jesus Cristo e do seu amor à Igreja, que ama como uma esposa".
"Devido à fragilidade do pecado, só em Cristo o casal cristão retoma a possibilidade de serem um só. Cristo torna-se, assim, o protagonista principal do amor conjugal cristão e deu à própria expressão da natureza a força de ser sinal sacramental", indicou.
O encontro diocesano das famílias decorreu na Escola Salesiana do Estoril e teve transmissão radiofónica no site do patriarcado de Lisboa (http://www.patriarcado-lisboa.pt/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário