"Poderíamos aqui meditar sobre como seria saudável também para a nossa sociedade atual se num dia as famílias permanecessem juntas, tornassem o lar como casa e como realização da comunhão no repouso de Deus" (Papa Bento XVI, Citação do livro Jesus de Nazaré, Trad. José Jacinto Ferreira de Farias, SCJ, São Paulo: Ed. Planeta, 2007, p. 106)

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

A EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAR DO RETIRO PARA CASAIS: PERMANECER NO AMOR







Por Fábio e Juliana, Casal OCDS da Comissão de Casais

Nos dias 24 e 25 de novembro de 2018 tivemos a graça de participar desse Retiro a pedido do nosso Presidente Provincial Luciano Dídimo, OCDS. A Comunidade Católica Sagrada Família possui sua sede em São Paulo, capital, onde foi realizado o Retiro. Tivemos contato com o fundador durante o Fórum de Santa Teresinha e queremos partilhar as bênçãos que foi participar desse Retiro que trazia algo de muito especial: A santidade do casal Martin.

A primeira pregação falou sobre A construção humana e espiritual da família, proferida por Ítalo, fundador da Comunidade. Ele destacou que Luís e Zélia foram um casal aberto a modelagem que Deus queria fazer em suas vidas. Eles santificaram suas atividades ordinárias como esposos, pais e trabalhadores, em tudo colocando amor. E seu exemplo de santidade sempre nos aponta para a Sagrada Família, modelo central de família cristã.

A segunda pregação falou sobre Deus o primeiro a ser servido, proferida pelo casal Renato e Alessandra, consagrados da Comunidade. Esta bela e profunda frase é de autoria de Santa Joana D’arc, padroeira da França e eles traziam como um lema para toda a família. E os princípios espirituais que guiavam o casal era: Soberania de Deus – olhavam primeiro para Deus antes de fazer qualquer coisa. Confiança em Sua Providência – viviam na Providência e nela se apoiavam. Eram profundamente resignados aos desígnios de Deus. Abandono à Sua Vontade – Tudo eles entregavam a Deus. Tudo para Sua glória. 
Para refletir: Esses princípios são fortes em nossas vidas?

Ao final do primeiro dia, tivemos um belo momento de oração diante do Santíssimo, cada casal pôde estar junto a Jesus, e pedir a graça da santidade pela intercessão de São Luís e Santa Zélia.


O segundo dia começou com a Santa Missa e depois tivemos a pregação sobre A santidade no cotidiano proferida pelo casal Bruno e Regina, consagrados da Comunidade. E foram muito marcantes as colocações.





A santidade no cotidiano precisa nascer do desejo de ser santo, e o sacramento do matrimônio é o nosso caminho de santidade, não é uma vocação que escolhemos porque não havia outra forma. O matrimônio é um caminho especial para ser e ajudar o outro a ser santo. A base do matrimônio para a santidade é: Dom de si para o outro, dom para os filhos e dom da família para o mundo. O que São Luís e Santa Zélia tinham mais em comum era o desejo da santidade para eles e seus filhos, por isso os educavam para o céu. 
Para refletir: Essa também é a nossa meta? Queremos mais as coisas do alto ou as coisas do mundo?

Em seguida tivemos um momento de louvor e um delicioso almoço preparado com muito carinho pelos irmãos da Comunidade.

Iniciamos a tarde com um momento maravilhoso em que escrevemos uma carta para o nosso cônjuge e depois escolhemos um lugar para ler para ele e ouvir o que também nos escreveu. Foi um momento de indescritível beleza, amor, carinho e perdão.

A última palestra que pudemos participar foi com o tema Pais incomparáveis, proferida pelo casal Mauro e Sandra, consagrados da Comunidade. E a reflexão que nos  propuseram foi que mais importante que gerar para dar continuidade, é cultivar a vida divina nos filhos. Também a importância de analisarmos nossas atitudes diante dos filhos, pois eles vão refleti-las. Pelo exemplo podemos duplicar o valor da autoridade. Como estamos agindo? Procuremos ensinar os filhos a obedecer por amor, por uma confiança conquistada. Afinal, Deus não faz assim conosco? Olhemos para o Grande Pedagogo da Vida, e para São Luís e Santa Zélia que tão atentos foram aos ensinamentos do Senhor para santificar sua vocação e educar seus filhos para o céu.

Queremos agradecer ao nosso presidente provincial Luciano Dídimo e toda a Província S. José que nos proporcionaram a graça de participar e poder partilhar das bênçãos desse Retiro e também à Comunidade Católica Sagrada Família que nos acolheram com tanto carinho. Deus os abençoe e São Luís e Santa Zélia sempre interceda por todos.

Que essas belas reflexões inspirem nossos casais, nossos Congressos de Casais e tantos sonhos que temos para ajudar as famílias na nossa Província São José.



Nenhum comentário:

Postar um comentário