"Poderíamos aqui meditar sobre como seria saudável também para a nossa sociedade atual se num dia as famílias permanecessem juntas, tornassem o lar como casa e como realização da comunhão no repouso de Deus" (Papa Bento XVI, Citação do livro Jesus de Nazaré, Trad. José Jacinto Ferreira de Farias, SCJ, São Paulo: Ed. Planeta, 2007, p. 106)

terça-feira, 17 de setembro de 2019

III CONGRESSO DE CASAIS OCDS: SOMOS SEU PEQUENO REBANHO SENHOR!



Nosso III Congresso de Casais OCDS realizou-se no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque/SP, nos dias 30 de agosto a 01 de setembro de 2019. Contamos com a participação de 08 casais, desta vez a maioria que participou foi da região Sudeste, fomos o pequeno rebanho do Senhor e na simplicidade de tudo o que o Senhor preparou, vivemos em intensidade a graça deste momento com Ele, nosso cônjuge e com nossos irmãos.  

Iniciamos no dia 30/08 com a Santa Missa presidida por Fr. Rafael, OCD. Após o Jantar, foi a abertura do Congresso. Fábio falou sobre o tema do Congresso: Matrimônio, caminho de santidade e os casais se apresentaram para podermos nos conhecer melhor.



Em seguida fomos para um momento muito especial com o Senhor. Rezamos Completas e Fr. Maycon expôs o Santíssimo. Cada casal pôde adorar Jesus, colocar diante Dele sua vida, seu matrimônio, alegrias e preocupações. Durante este momento também tivemos breves reflexões dos escritos de São Luís e Santa Zélia Martin.




Dia 31/08 começamos nosso dia rezando Laudes e em seguida participamos da Santa Missa presidida por Fr. Rafael, OCD.




Nossa primeira palestra do dia foi com Fr. Maycon, OCD que nos falou sobre a Exortação do Santo Padre sobre o chamado à santidade no mundo atual. Trata-se de um documento muito valioso com muitas citações dos nossos santos, sugerimos no Congresso e agora falamos a todos: Casais, façam o estudo deste documento a dois, meditem sobre a vocação de vocês e busquem o crescimento mútuo.



Em seguida rezamos o Terço da Sagrada Família.





À tarde, nossos queridos irmãos Alessandra e Renato da Comunidade Sagrada Família de São Paulo nos presentearam com a palestra: O exemplo de São Luiz e Santa Zélia na educação dos filhos. E também trouxeram a relíquia peregrina deles, pudemos fazer um momento de oração com esses santos pais, modelo e luz de família para todos nós.








Para completar a graça destes momentos tivemos o Deserto para o Casal. Foi proposto que primeiramente ficassem sozinhos e escrevessem uma carta para seu cônjuge relembrando essa prática que tínhamos no Namoro, e depois se encontrassem no lugar marcado e entregassem a carta, partilhassem, pedissem perdão, rezassem juntos.

Diferente dos Congressos anteriores, desta vez tivemos Sessão Pipoca a noite, vimos o filme: Diário de uma Paixão. A história é um belo retrato da verdadeira essência do amor. Nos emocionou muito e fez refletir.


Dia 01/09 também começamos nosso domingo rendendo louvores ao Senhor rezando Laudes e participando da Santa Missa presidida por Fr. Rafael, OCDS.

Nossos irmãos Wilson e Neide da Comunidade S. José de Sete Lagoas/MG nos deram uma bela contribuição falando sobre a Família de Nazaré: Espelho para o casal.



Terminamos este momento rezando uma bela oração com as velas que carinhosamente eles preparam para nós. Que o Modelo da Sagrada Família guie sempre nossa caminhada matrimonial e em família! E a chama da fé esteja sempre acesa em nossos corações!

Os casais fizeram a avaliação e encerramos mais este Congresso agradecendo a Providência Divina que não nos desamparou em nenhum momento. Todos os obstáculos foram vencidos e depois da tempestade veio a paz. Como é maravilhoso ser conduzido por Deus!



Agradecemos aos casais Erasmo e Nádia, Izabel e João que fazem parte da Comissão e nos ajudaram mesmo de longe nos preparativos deste Congresso. Ao Fr. Maycon, Alessandra e Renato, Wilson e Neide pelas palestras maravilhosas que nos ajudaram a adentrar ainda mais no caminho de santidade que é o nosso matrimônio. A Fr. Rafael que celebrou esses dias e a secretária Célia do Centro Teresiano que nos ajudou em tantos momentos.
Rezamos pelos próximos casais que irão assumir a missão de coordenar a Comissão de Casais, que o Senhor os fortaleça e guie! Lutemos sem desanimar por nossas famílias!

“Sede santos, porque Eu sou santo.” (Lv 11, 44)


Nenhum comentário:

Postar um comentário