"Poderíamos aqui meditar sobre como seria saudável também para a nossa sociedade atual se num dia as famílias permanecessem juntas, tornassem o lar como casa e como realização da comunhão no repouso de Deus" (Papa Bento XVI, Citação do livro Jesus de Nazaré, Trad. José Jacinto Ferreira de Farias, SCJ, São Paulo: Ed. Planeta, 2007, p. 106)

sábado, 24 de abril de 2010

Casais carmelitas portugueses fazem estudo do Livro da Vida

Carmelitas Seculares do Menino Jesus de Praga com Santa Teresa nas mãos
23-02-2010


A comunidade dos carmelitas seculares do Menino Jesus de Praga, formado por 6 jovens casais, com o acompanhamento espiritual do fr. Joaquim Teixeira, vem fazendo uma caminhada serena mas consistente desde há cerca de 5 anos. A maioria dos elementos já tem uma boa introdução à espiritualidade carmelita pois foram, na adolescência e juventude, membros do Movimento Carmo Jovem. Este ano, também quiseram sintonizar com toda a Ordem dos Carmelitas Descalços e dedicaram-se à leitura do Livro da Vida de Santa Teresa de Jesus. Cada casal trabalha uma secção e apresenta-a em cada um dos encontros, enquanto todos vão fazendo uma leitura pessoal e meditada em casal.
Nos encontros mensais da fraternidade, aprofunda-se e sistematiza-se o trabalho feito em casal. Os momentos orantes também são inspirados nos textos da autobiografia teresiana.
Está a ser uma agradável experiência para todo o grupo. Vencidas que estão as primeiras resistências à introdução e à leitura dos textos próprios do Séc XVI de Teresa de Jesus, cada um dos elementos deste grupo vai saboreando e adentrando-se na espessura da biografia teresiana, pela qual somos desafiados ao encontro mais intenso com Cristo Vivo. Toda a fraternidade começa a ficar seduzida pela experiência orante e cristológica de Teresa de Jesus, a quem todos temos por mãe e mestra espiritual.

Fonte: Para Vós Nasci

Nenhum comentário:

Postar um comentário