"Poderíamos aqui meditar sobre como seria saudável também para a nossa sociedade atual se num dia as famílias permanecessem juntas, tornassem o lar como casa e como realização da comunhão no repouso de Deus" (Papa Bento XVI, Citação do livro Jesus de Nazaré, Trad. José Jacinto Ferreira de Farias, SCJ, São Paulo: Ed. Planeta, 2007, p. 106)

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Em Nazaré, Papa defende a família e a mulher

-
Celebra Missa no Monte do Precipício


NAZARÉ, quinta-feira, 14 de maio de 2009 (ZENIT.org).-


De Nazaré, onde Maria escutou o anúncio do anjo Gabriel, e onde Jesus viveu a maior parte de sua vida, Bento XVI ergueu sua voz para recordar o papel insubstituível da família na sociedade e o dever de reconhecer e respeitar a dignidade e a missão da mulher.


Rodeado pelo esplêndido cenário do Monte do Precipício, em Nazaré, e na presença de mais de 40 mil fiéis, o Papa presidiu nesta quinta-feira de manhã a Missa de conclusão do Ano da Família convocado pela Igreja Católica na Terra Santa.


A recém-inaugurada estrutura que acolheu o Papa ao ar livre foi construída no monte onde, segundo a tradição cristã, inspirada no relato do evangelista Lucas, a multidão queria lançar Jesus. (Cf. capítulo 4, versículos 29-30).


Na homilia do ato mais multitudinário de sua visita à Terra Santa, o Papa sintetizou em uma sentença sua mensagem a favor da família: “como os homens e mulheres de nossos tempos precisam apropriar-se desta verdade fundamental, que está no fundamento da sociedade, e como é importante o testemunho dos casais para a formação das consciências e a construção de uma civilização do amor”.


O Estado, disse, tem o dever "o dever do Estado de apoiar as famílias em sua missão de educação, de projetar a instituição da família e seus direitos inerentes, e assegurar que toda família possa viver e florescer em condições de dignidade”.


Segundo o pontífice, Nazaré “nos lembra de nossa necessidade de conhecer e respeitar a dignidade dada por Deus e o papel próprio da mulher, assim como seus carismas e talentos particulares”.“


Como mães de família, como força vital no trabalho e nas instituições da sociedade, ou na vocação particular de seguir nosso Senhor através dos votos de castidade, pobreza e obediência, as mulheres tem um papel indispensável em criar essa ‘ecologia humana’ de que nosso mundo, e esta terra, precisa tão urgentemente.”


“Um ambiente no qual as crianças aprendem a amar e cuidar dos outros, serem honestas e respeitosas a todos, praticar as virtudes de misericórdia e perdão”, disse.


De acordo com o Papa, o Monte do Precipício “nos lembra, pelas gerações de peregrinos, que a mensagem do Senhor foi muitas vezes uma fonte de contradição e conflito com seus ouvintes”.“Infelizmente, como o mundo sabe, Nazaré experimentou tensões nos anos recentes que abalaram as relações entre suas comunidades cristã e muçulmana”, recordou o pontífice.“


Faço um chamado às pessoas de boa vontade em ambas comunidades para reparar o dano que foi feito, e em fidelidade à nossa crença comum no Deus único, o Pai da família humana, trabalhar para construir pontes e encontrar o caminho para a coexistência mais pacífica. Que todos rejeitem o poder destrutivo de ódio e prejuízo, que mata a alma dos homens antes de matar seus corpos”, disse.


(Com Mirko Testa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário