"Poderíamos aqui meditar sobre como seria saudável também para a nossa sociedade atual se num dia as famílias permanecessem juntas, tornassem o lar como casa e como realização da comunhão no repouso de Deus" (Papa Bento XVI, Citação do livro Jesus de Nazaré, Trad. José Jacinto Ferreira de Farias, SCJ, São Paulo: Ed. Planeta, 2007, p. 106)

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

I SIMPÓSIO FAMÍLIA EM DIÁLOGO COM A TEOLOGIA E A SOCIEDADE: INTERFACES E DESAFIOS





topo-site-teologia-familia-sociedade-2015.jpg


Inscrição gratuita


evento-teologia-familia-bt-2015.png

Apresentação

O I SIMPÓSIO FAMÍLIA EM DIÁLOGO COM A TEOLOGIA E A SOCIEDADE: INTERFACES E DESAFIOS tratará das circunstâncias em que a família se encontra, com suas luzes e sombras, a fim de que se possam indicar, para as situações e os problemas da realidade, as respostas concretas e adequadas que destaquem o bem-estar humano relacionado à família, pois a centralidade da família para a pessoa dá-se no reconhecimento de sua integridade como primeira e fundamental estrutura a favor da “ecologia humana”.
Na família se experimenta a básica sociabilidade humana, a qual contribui com a sociedade de modo único e insubstituível; a família nasce da comunhão das pessoas e diz respeito à relação pessoal entre o “eu” e o “tu”. Contudo, a comunidade supera este esquema na direção de uma “sociedade”, de um “nós”. A família, comunidade de pessoas, é a primeira experiência desta sociabilidade.
Uma sociedade à medida da família é a melhor garantia contra toda a deriva de tipo individualista ou coletivista, porque nela a pessoa está sempre no centro da atenção, enquanto fim e nunca como meio. É de todo evidente que o bem das pessoas e o bom funcionamento da sociedade, portanto, estão estreitamente conexos.
O objetivo da socialização dos trabalhos investigativos de cada grupo de pesquisa visa identificar a correlação entre processos políticos, experiências religiosas e suas respectivas cosmovisões.

Instituição Promotora

A iniciativa do evento parte do Grupo de pesquisa A Relação Pessoa-Família como Fundamento Construtivo da Vida Social e Religiosa inserido no Programa de Estudos Pós-Graduados (PEPG) em Teologia da PUC-SP com o apoio da Cátedra de Família da PUC-SP, dentro de um conjunto de medidas tomadas para sua consolidação na crescente profissionalização da Teologia e Ciências da Religião como área de conhecimento no Brasil, como ocorre em diversos países da Europa e América do Norte. Deste modo, o programa visa contribuir para a dinâmica de maior integração na universidade entre pesquisa, docência e extensão a serviço da sociedade e diálogo e cooperação com demais instituições acadêmicas.

Objetivos

  • Demonstrar que a pessoa humana está naturalmente vinculada à família;
  • Estudar o contexto cultural em que se encontra a família com suas principais realizações e dificuldades; identidade religiosa, rito e espiritualidade integradora, o papel da ética cristã, opção pelos pobres, literatura bíblica e justiça social;
  • Pontar linhas de ação pastoral para as diversas situações vividas pelas famílias fundamentadas na tradição bíblica e cultural;
  • Analisar os organismos sociais, governamentais e eclesiais que trabalham com a família;

Metodologia

Visa dinamizar a interação entre docentes pesquisadores e discentes da casa e de outras instituições convidadas. Pretende assim trabalhar de forma diversificada, a saber, com uma conferência de abertura, seguida nos demais dias entremesas temáticas encampadas pelos grupos de pesquisa.
De modo especial,privilegia-se na dinâmica do Simpósio a atuação dos grupos de pesquisa que interagem suas respectivas pesquisas de pós-graduação com as dos demais programas, incentivando a comunicação da pesquisa em andamento dos discentes pós-graduados como momento importante de debate sobre o próprio trabalho em elaboração, bem como fomenta o estímulo à aproximação do aluno da graduação para após-graduação, sob a forma de comunicação da iniciação científica dos alunos discentes.

Destinatários

O Simpósio está constituído por doutores (as) em Teologia, Direito, Psicologia, Serviço Social e Geografia e dirige-se especialmente aos (às) pesquisadores(as) e especialistas dessa área e de áreas afins, interessados(as) em aprofundar e discutir a questão Família e Sociedade. Também está aberto a acolher alunos(as) do Programa de Pós-Graduação, graduação e pessoas da sociedade em geral interessadas na temática a ser debatida.

Agenda

04 de novembro, quarta-feira
17hAbertura
17h30
  • 1. A teologia Paulina sobre o matrimônio
    Prof. Dr. Pe. Boris Agustín Nef Ulloa- Faculdade de Teologia da PUC-SP
  • 2. Família, empatia e construção mútua: aspectos da antropologia teológica
    Profa. Dra. Clélia Peretti- Faculdade de Teologia da PUC-PR
19h
  • 3. Deus Uno e Trino e a família
    Profa. Dra. Maria Freire da Silva– Faculdade de Teologia da PUC-SP
  • 4. A Contribuição da Família para a Consolidação dos Direitos Humanos
    Profa. Dra. Carolina Alves de Souza Lima – Faculdade de Direito da PUC-SP
20h30
  • 5. A violência contra mulher na família
    Profa. Dra. Valéria DiezScarance Fernandes - Faculdade de Direito da PUC-SP
  • 6. A posição ocupada pela família nos diversos sistemas de proteção social
    Profa. Dra. Marta Silva Campos – Faculdade de Serviço Social da PUC-SP
21h30Encerramento do dia

05 de novembro, quinta-feira
16h30Comunicação de trabalhos
17h30
  • 8. Os casais no Antigo Testamento
    Prof. Dr. Matthias Grenzer – Faculdade de Teologia da PUC-SP
  • 9. A família como matriz de identidade pessoal e social
    Profa. Dra. Rosa Maria Stefanini de Macedo– Faculdade de Psicologia da PUC-SP
19h00
  • 10. Família e esporte: uma aproximação teológica
    Prof. Dr. Pe. Denilson Geraldo - Faculdade de Teologia da PUC-SP
  • 11. Migração e família: novos desafios
    Profa. Dra. Marcia Maria Cabreira Monteiro de Souza - Dep. Geografia/PUC-SP
20h30
  • 12. A perspectiva antropológica e pastoral do Sínodo dos bispos sobre a família.
    Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo.
21h30Encerramento do dia

Local

PUC-SP - Campus Santana
Rua Voluntários da Pátria, 1653 - Santana - São Paulo - SP
CEP: 02011-300

Contato

Comissão Organizadora/Secretaria Geral
E-mails: secteologia@pucsp.br
Telefones: (11) 2065-4619 ou (11) 2226-6170

Fonte: http://www.pucsp.br/evento/simposio-familia-teologia-sociedade-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário